Características Históricas

......................................................................................................................................................................................................................................

O ensino ofertado pelo município de Avelinópolis em seu primeiro momento, contava inicialmente com as escolas isoladas, cujo funcionamento ocorria “in loco”, ou seja, na zona rural para atender à demanda vigente.

 

As salas eram multisseriadas e o professor era responsável por atender e qualificar as mais diversas necessidades do aluno em fases distintas de aprendizagem, o que gerava dificuldades no cotidiano do educador e educando em sala.

 

Pensando na projeção de realizar um ensino mais focado na realidade do aluno e de acordo com as necessidades urgentes de aperfeiçoar a educação o então, o ex-prefeito, Geneci Alves Moreira, no ano de 1989, reúne todas as escolas rurais em um único espaço cedido pelo Estado, num prédio onde funcionava o Colégio Hugo Ribeiro Parrode e passa a denominar-se Núcleo Educacional Municipal. Ali, começamos a oferecer Alfabetização e o ensino de 1ª à 4ª série como era denominada essa fase do Ensino Fundamental.

 

Nesse primeiro momento de trabalho, quando o município luta pela qualidade na educação local, surgem alguns imprevistos e, algumas modificações se fizeram necessárias para viabilizar a continuidade dessa empreitada educacional, visto que, o nome do estabelecimento de ensino não estava de acordo com a estrutura curricular desenvolvida. Faz-se necessário então, uma votação para escola do novo nome da unidade escolar, passa a denominar-se Escola Municipal Modelo, nome aprovado pela Câmara Municipal em 15 de setembro de 1997, na gestão de Teodoro Rodrigues Magalhães.

 

Nessa mesma gestão abre-se um leque de oportunidades para a educação do município: expande-se o número de salas e oferta de ensino que vão do Jardim I até a 8ª série do Ensino Fundamental.

 

A escola então apropriou-se da sua identidade e responsabilidade. A partir de então cresceu, desenvolveu-se e agregou em sua estrutura, valores essenciais ao seu trabalho pedagógico, com a equipe docente e habilitada para tal.

 

Hoje o município possui além do Colégio Modelo, que atende de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), um CMEI que atende as crianças de 0 a 4 anos.

 

 

 

PREFEITURA DE  AVELINÓPOLIS

Avenida Mato Grosso, SN - Centro,  Avelinópolis-GO

CEP: 75395-000

Acompanhe-nos nas redes sociais